Autor unice

porunice

COMUNICADO

A Associação de Ensino Superior de Fortaleza (AESF) vem, por meio deste comunicado, informar novamente a seu corpo discente dos cursos de graduação e de pós-graduação, que não existe obrigatoriedade, pelo aluno, de submeter os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) ao crivo de profissional corretor gramatical-ortográfico e de estilo técnico científico desvinculado da Instituição de Ensino Superior.

Tal comunicado integra uma decisão no âmbito do processo nº 0011926-29.2012.4.05.8100 perante a 1ª Vara Federal no Ceará. Dessa forma, de modo a cumprir na integralidade a decisão, transcreve-se abaixo o dispositivo da sentença, em sua literalidade:

“Em razão do expedido, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTES os pedidos, para determinar que a ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA – AESF mantenedora FCHFOR – FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE FORTALEZA, abstenha-se de exigir de seus discentes a revisão gramatical e de estilo técnico-científico por profissional, contratado desvinculadamente à Instituição de Ensino, nos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs de graduação e pós-graduação, tornando sem efeito quaisquer cláusulas constantes dos contratos já celebrados que imponham referidas condições para obtenção dos precitados serviços escolares e assegurando, ainda, a divulgação do dispositivo desta sentença na página de abertura do site da demandada na internet pelo prazo de 60 (sessenta) dias.

Atendidos os requisitos legais, CONCEDO A ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA, para que a promovida ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA – AESF mantenedora FCHFOR – FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE FORTALEZA, dê imediato cumprimento à obrigação de não fazer, no sentido de se abster de exigir de seus discentes a revisão gramatical e de estilo técnico-científico pro profissional, contratado desvinculadamente à Instituição de Ensino, nos Trabalhos de Conclusão de Curso -TCCs de graduação e pós-graduação, bem como dê publicidade do dispositivo da presente sentença na página de abertura do seu site na internet pelo prazo de 60 (sessenta) dias. Cumpra-se. Expedientes necessários e URGENTES.

porunice

A PÁSCOA CRISTÃ

Dra. Terezinha Tartuce

A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bíblia, no livro chamado “Êxodo”. Êxodo significa saída,  é exatamente a saída dos judeus do Egito que esse livro relata.

Quando Ramsés II, rei do Egito, subiu ao trono apavorou-se com o crescimento do povo de Israel, acreditando que esse crescimento colocava em risco o seu poder. Essa preocupação, deu início a uma série de ordens e obras que levaram os judeus a um período de grande sofrimento.

Conta a Bíblia que Deus, vendo o que se passava com seu povo, escolheu Moisés para tirá-los dessa situação, dando a ele os poderes necessários para o cumprimento da missão. Na semana em que o povo de Israel iniciou sua jornada para sair do Egito, Deus ordenou que comessem só pão sem fermento e no último dia, quando finalmente estariam fora do Egito seria comemorada a primeira Páscoa, sendo esse procedimento celebrado de geração em geração.

Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em judaico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí surgiu a palavra Páscoa.

Para o Cristianismo, Jesus Cristo na sua ressurreição  deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a boa-nova, a esperança de uma vida melhor. A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, iluminada e regrada pelos preceitos de Deus.

O domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz. Representa uma oportunidade de fazermos uma retrospectiva em nossa vida e estabelecermos um ponto de recomeço, de sermos melhores, de sairmos do “Egito”.

A Páscoa é comemorada no domingo seguinte à primeira lua cheia da primavera (no hemisfério norte), ou seja, depois de 21 de março, e no hemisfério sul no inicio do outono. Por isso, a celebração ocorre sempre entre 22 de março e 24 de abril. A partir dessa data, é que fica estabelecido o período de 46 dias, conhecido como Quaresma, que vai da Quarta-Feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa.

A celebração da Páscoa dura cerca de 50 dias. Tem início no Domingo da Ressurreição e se estende até o fim de Pentecostes, quando se relembra a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, sob a forma de línguas de fogo.

Ou seja, a Páscoa é um período para agradecermos a Jesus pelo seu sacrifício, para pensarmos em todos os nossos atos e renovar os votos perante a Deus para sermos cada vez melhores e dignos. Jesus se sacrificou para nos libertar e nos dar a vida.

Nos dias atuais, quando o mundo se encontra em retiro social em virtude do COVID-19, devemos refletir sobre os fundamentos da fé cristã renovando votos de amor e de fé.

Importante que as reuniões para as comemorações no Domingo de Páscoa sejam realizadas em pensamento, em orações, em recolhimento em suas casas, lembrando que o nosso testemunho no mundo seja a favor da justiça, da paz e da solidariedade: rumo à Páscoa definitiva, quando ressuscitaremos no “novo Céu e na nova Terra” (Ap 21,1).

  

A UNICE DESEJA FELIZ PÁSCOA!

porunice

COMUNICADO CORONAVIRUS

Em virtude do pronunciamento do Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, sobre o COVID-19 (coronavírus) as aulas da UNICE-Ensino Superior estão suspensas no período do dia 17 a 31 de março.

Com restrições e procedimentos de prevenção, informamos que o Administrativo da Instituição trabalhará no horário das 8:00 às 20:00 horas.

Sites e redes sociais do estado e órgãos vinculados estão distribuindo cartilhas de prevenção e disponibilidade do conteúdo informativo.

Maiores esclarecimentos em unice@unice.br / (85) 3226-6446 / (85) 3032-6221.

porunice

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2020.1

As aulas iniciaram, os prazos do calendário acadêmico serão rigorosamente cumpridos.

Calendário Acadêmico 2020.1

porunice

11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

“Estudar fortalece nossa energia e aprimora nossa capacidade”

No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927, homenageando aquele que quer aprender, para tornar-se apto ou capaz de ser estudante, ser estudioso, aprender a conhecer-se; observar-se e analisar-se por intermédio de estudo, observação e experiência.

Desse modo, a UNICE há 30 anos vem contribuindo na construção do conhecimento daqueles que estão sujeitos às ações de aprendizagem intimamente relacionadas, resultando em crescimento intelectual, social e afetivo, culminando na formação de seres humanos mais competentes e atuantes.

PARABÉNS AOS ESTUDANTES!!!!

porunice

PARABÉNS AOS PAIS PELO SEU DIA

Na história antiga, conta-se que há 4 mil anos um dos filhos do rei babilônico Nabucodonosor, Elmesu, teria feito uma espécie de cartão, de argila, desejando saúde e sorte ao pai.

A UNICE, nesse segundo domingo de agosto, que no Brasil é o dia dedicado aos pais, assim como Elmesu, deseja saúde e sorte a todos os pais.

Essa data é tão especial, pois celebramos a grandeza de todos os progenitores, como grande pilar sobre o qual assenta a família.

FELICIDADE SEMPRE A TODOS OS PAIS!!!!!!

porunice

COMUNICADO: REVISTA VISÃO ACADÊMICA

É com grande satisfação que a UNICE-Ensino Superior convida a Comunidade Acadêmica para participar da seleção de publicação de Artigos em sua Revista Visão Acadêmica.

Ressaltamos que o artigo pode ser: original, de revisão, artigo científico ou artigo-relatório, desde que esteja em consonância ao Editorial da Revista.

Maiores esclarecimentos contatar o Prof. Esp. José Flávio Gomes Fernandes (flaviofernandes@unice.br) ou 3032.6221.

Obs. O prazo para seleção é até 31/agosto/2019.

ACESSE O EDITAL

porunice

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2019.2

Está disponível o calendário acadêmico do referente ao semestre 2019.2:

ACESSE AQUI

porunice

VOLTA ÀS AULAS!

É com grande alegria que a UNICE recebe os professores e os alunos para o semestre letivo 2019.2.

Sua missão é conceder, como sempre, um ensino de qualidade alicerçado na competência do aluno e no desenvolvimento de saberes relevantes, ressaltando crescimento pessoal, bem como, o  mercado de trabalho

Aula Inaugural para Novatos e Veteranos: 23 de julho (terça-feira)

Manhã às 08:30 horas

Noite às 18:45 horas

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!!!