DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

A FAMÍLIA

De modo geral, a família é a instituição responsável na educação dos filhos, alicerçando o comportamento social e o desenvolvimento de cada um. Ainda nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia e a individualidade das pessoas, é no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais, bem como as tradições e costumes que serão perpetuados servindo de referência e sustentáculo para as pessoas.

Com tal propósito, entre os familiares é possível identificar dois graus de proximidade: a família nuclear e família extensa. A família nuclear normalmente é composta pelos pais e irmãos, enquanto a família extensa por avós, tios, primos e outros. Todavia, este processo é flexível, pois muitas vezes um ou os dois pais podem não estar presentes por algum motivo, então não fazem parte da família nuclear.

No que se diz a respeito à Educação, a participação da família para o desenvolvimento do sujeito, quer na educação básica ou no ensino superior essa participação é de grande valia no aspecto tangível, que é a escola e, os intangíveis são: responsabilidade, aprendizagem, autoestima, integração familiar entre outros. A Educação possui um caráter formal e socializador, sendo assim, tanto a família como a escola são fatores preponderantes na vida daqueles que estão inseridos nesse processo.

Atualmente estamos vivendo com a pandemia de um vírus mortal, Covid-19, neste momento a sociedade está redescobrindo novas formas de viver, todas as famílias estão se solidarizando, diariamente, neste período de confinamento com respeito aos relacionamentos virtuais e na administração da carga emocional.

No dia Internacional da Família a UNICE exalta as novas formas de conviver e que Deus nos abençoe.