O PEDAGOGO COMO EXPOENTE NA EDUCAÇÃO

O PEDAGOGO COMO EXPOENTE NA EDUCAÇÃO

Dra. Terezinha Tartuce

Desde a Antiguidade o pedagogo apresenta relevância na educação e no desenvolvimento da arte de ensinar.   É o profissional que não só acompanha o aprendiz como também orienta os professores de todos os níveis educacionais na construção cultural da formação humana.

Os métodos de transmissão de ensino advêm de uma intenção pedagógica irrepreensível, eliminando os seus pontos frágeis ou suas insuficiências, com a finalidade de centrar a constituição do saber ao sujeito que aprende. Justifica-se o trabalho do pedagogo na busca de novos procedimentos, de forma que o aluno receba informações ordenadas para uma aprendizagem eficiente com habilidades que conduzem à criação de um ambiente onde todos os estudantes se sintam cômodos e seguros de que possam ter sucesso acadêmico e pessoal.

O pedagogo motiva os professores a estarem sempre atualizados quanto às tecnologias, novas metodologias ou técnicas de ensino, garantindo a qualidade educacional do país. Desse modo, entende-se que o pedagogo tem papel de destaque junto às escolas, sendo o seu objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem por intermédio da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos.

Hoje, 20 de maio Dia Nacional do Pedagogo, homenageamos o profissional da ciência Pedagogia pela sua importância ao conduzir aqueles que trabalham na Academia com responsabilidade e competência, vislumbrando o preparo dos professores como, também, dos alunos.

PARABÉNS PEDAGOGOS!!!