15 DE OUTUBRO — DIA DO PROFESSOR

15 DE OUTUBRO — DIA DO PROFESSOR

Dra. Terezinha Tartuce

O Dia do Professor, no Brasil, é comemorado desde 1827data instituída por D. Pedro I. Quando por Decreto foi estabelecido o Ensino Elementar – escola das primeiras letras – em todo o país, outrora ofertado somente aos filhos de pessoas abastadas e, informalmente, pelos catequistas jesuítas.

À época qualificou-se, também, a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores. De modo geral, nos dias de hoje essa regulamentação abrange todos os profissionais que ensinam, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

Ser professor é a dedicação do profissional da Educação na transmissão de conhecimentos (ensino) e a correta apreensão dos estudantes (aprendizagem). Ser professor é uma das mais importantes profissões do mundo, essencial para o desenvolvimento emocional e intelectual do indivíduo, uma vez que este personagem não somente ministra matérias, mas disciplina os alunos e, principalmente, ensina o cidadão a ser formador de opinião preparando-o para vida.

Todavia, importante se faz considerar que muitas vezes são encontrados, no decorrer da existência das pessoas, alguns docentes que na profissão estão como professor são aqueles que segundo Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido) não atuam como educadores, pois “Falar da realidade como algo parado, estático, compartimentado e bem comportado, quando não falar ou dissertar sobre algo completamente alheio à experiência existencial dos educandos vem sendo, realmente, a suprema inquietação desta educação”.

A tradicional missão do docente como transmissor do conhecimento ficou relegada ao segundo plano dando espaço, na contemporaneidade, ao seu papel como facilitador da aprendizagem de seus alunos. O acesso ao conhecimento devido às tecnologias de ensino amplamente necessárias na atualidade, sobretudo devido ao isolamento social exigido pela pandemia que assola o mundo, pode ser realizado por intermédio dos mais diversos caminhos, como por exemplo, livros, documentos dos mais variados tipos, internet, tecnologias da informação, metodologias ativas e outros.

Nesse contexto, a UNICE homenageia o professor na comemoração do seu dia considerando que a visão profissional do ensino parte de duas questões prévias: primeiro, chegar a um ensino efetivo que é uma tarefa complexa e um grande desafio social com altas exigências intelectuais e, segundo, ensinar efetivamente consiste em uma série de habilidades básicas que podem ser adquiridas, melhoradas e ampliadas por meio de um processo consistente de formação.

PARABÉNS AO PROFESSOR QUE DESPERTA O INTERESSE PELO CONHECIMENTO E ESTIMULA O IMPULSO NATURAL DE APRENDER!!!!