NOVEMBRO AZUL E O CÂNCER DE PRÓSTATA
Dra. Terezinha Tartuce
O Dia Mundial do Câncer de Próstata é comemorado em 17 de novembro. No ano de 2003, na Austrália, aproveitando esta data iniciaram-se campanhas para disseminar informações sobre a prevenção e o controle do câncer, levando questões sobre a doença à população em geral.
Novembro Azul é um movimento global que promove a conscientização das pessoas a respeito da necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. É uma oportunidade de grande importância para salientar os cuidados integrais com a saúde do homem. Assim como Outubro Rosa, que destaca o câncer de mama e a saúde da mulher.
O Ministério da Saúde e o INCA-Instituto Nacional do Câncer ressaltam que existem diferentes tipos de câncer de acordo com aos vários tipos de células no organismo. Os carcinomas é quando a doença se inicia nos tecidos epiteliais (pele e mucosas) e quando partem dos tecidos conjuntivos (músculo, ossos, cartilagens) são chamados de sarcomas.
No caso do câncer de próstata, entende-se carcinoma, é considerado como o tumor mais comum entre os homens com mais de 50 anos
Importante se faz destacar que outras características diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são: a velocidade de multiplicação das células a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.
A UNICE-Ensino Superior abraça a causa Novembro Azul com o objetivo de aumentar a exposição e o engajamento social em torno da temática, incentivando a construção de consciência e de ação globais, pois é fundamental que toda a população tenha consciência da importância da prevenção do câncer de modo geral e, para o movimento referenciado, o de próstata.
Sendo assim, o Ministério da Saúde alerta: “(…) todo homem não deixar de fazer as consultas anuais com um urologista e se certificar de que está com a saúde em dia!”