NOVEMBRO AZUL E O CÂNCER DE PRÓSTATA

NOVEMBRO AZUL E O CÂNCER DE PRÓSTATA

Dra. Terezinha Tartuce

O Dia Mundial do Câncer de Próstata é comemorado em 17 de novembro. No ano de 2003, na Austrália, aproveitando esta data iniciaram-se campanhas para disseminar informações sobre a prevenção e o controle do câncer, levando questões sobre a doença à população em geral.

Novembro Azul é um movimento global que promove a conscientização das pessoas a respeito da necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. É uma oportunidade de grande importância para salientar os cuidados integrais com a saúde do homem. Assim como Outubro Rosa, que destaca o câncer de mama e a saúde da mulher.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.[1]

O Ministério da Saúde e o INCA-Instituto Nacional do Câncer ressaltam que existem diferentes tipos de câncer de acordo com aos vários tipos de células no organismo. Os carcinomas é quando a doença se inicia nos tecidos epiteliais (pele e mucosas) e quando partem dos tecidos conjuntivos (músculo, ossos, cartilagens) são chamados de sarcomas.

No caso do câncer de próstata, entende-se carcinoma, é considerado como o tumor mais comum entre os homens com mais de 50 anos

Importante se faz destacar que outras características diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são: a velocidade de multiplicação das células a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.

A UNICE-Ensino Superior abraça a causa Novembro Azul com o objetivo de aumentar a exposição e o engajamento social em torno da temática, incentivando a construção de consciência e de ação globais, pois é fundamental que toda a população tenha consciência da importância da prevenção do câncer de modo geral e, para o movimento referenciado, o de próstata.

Sendo assim, o Ministério da Saúde alerta: “(…) todo homem não deixar de fazer as consultas anuais com um urologista e se certificar de que está com a saúde em dia!

[1] Brasil. Ministério da Saúde INCA-Instituto Nacional do Câncer. Disponível em https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer Acessado em 29/out/2020