Pesquisa

O valor na Pesquisa Científica objetiva um refazer paradigmático adequado às realidades presentes que surgem na dinâmica social, de maneira que os indivíduos possam agir tanto na direção de metas próprias quanto no seu meio e na coletividade. Dessa forma, o investigador atende as propostas de revalorização e restauração de realidades sociais.

Nos dias de hoje não mais é possível ensinar aos discentes sem a pesquisa e a prática científica, para que ocorra realmente uma significativa aprendizagem.

Além disso, a pesquisa científica ao se articular com uma política de formação para os direitos humanos exige uma centralização no estudo e conhecimento desses direitos. A Educação moderna ao se enquadrar nos moldes dos confrontos científicos, sociais e políticos, proporciona ao indivíduo a conquista da liberdade, da cidadania e novas relações sociais entre os homens.

Salienta-se que o conhecimento científico é inacabado e evolui quando rompe com as tradições dominantes partindo sempre para o novo, tendo a capacidade de reestruturar a demarcação de um conhecimento verdadeiramente de natureza científica.

É importante que na busca de maiores conhecimentos, o homem assuma e desenvolva hábitos de estudo que o encaminhe para o aprender pela pesquisa. Para tanto, faz-se necessário o desenvolvimento da capacidade de observar, selecionar, organizar e usar o espírito crítico sobre a realidade social.

Nesse sentido, o conhecimento alicerçado em uma tríplice competência: a competência técnico-profissional, a competência científica e a competência política irão formar pessoas capazes, frente a seus propósitos e estruturadas em conhecimentos científicos, com a formação global, numa ótica em que o conhecer e o intervir real se encontrem.

Quem escreve um trabalho científico deve sempre se preocupar que está escrevendo para os outros, que esse trabalho poderá ser publicado em livros, revistas, jornais e, nos dias de hoje, em documentos eletrônicos como também virtualmente, por exemplo, a Internet, entre outras tecnologias mais; deve, portanto, apresentar o resultado dos dados coletados durante a pesquisa, com objetividade e clareza, como também chegar a uma conclusão do que foi pesquisado.

Diante do que se apresenta, vale ressaltar que a UNICE – Ensino Superior e suas IES, têm como missão proporcionar para seus estudantes a pesquisa científica, disponibilizando aos futuros profissionais uma formação qualificada, a geração e transferência de conhecimentos técnicos-científicos de acordo com sua área de atuação.

Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT