ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

 

IESF – Instituto de Ensino Superior de Fortaleza
Portaria 956 D.O.U 31/08/1998. Secção I, Pág. 4..Resolução da CES – Câmara de Ensino Superior nº. 1 de 03 de abril de 2001 do CNE – Conselho Nacional de Educação. Resolução CES/CNE no. 1, de 8 de junho de 2007.

APRESENTAÇÃO
Uma vez que o processo educativo está presente em todos os momentos mutacionais da existência do ser humano, a educação do homem moderno é considerada assunto inerente
em âmbito universal, mas também não deixa de ser um problema de excepcional dificuldade em grande número de países e em todos, sem exceção, como tarefa de maior importância.

A formação para o exercício de uma profissão em nível superior, numa época de rápidas, constantes e profundas mudanças, requer atenta consideração por parte das Universidades. A decorrência normal deste processo parece ser a adoção de nova abordagem, de modo a ensejar aos egressos a capacidade de investigação e a de “aprender a aprender”. Esse objetivo exige o domínio dos modos de produção do saber na respectiva área, de modo a criar as condições necessárias para o permanente processo de educação continuada.

No Brasil, os profissionais que trabalham e pesquisam a educação estão vivendo constantes mudanças na área da educação. Vê-se presente as novas exigências do Ministério da Educação nas Instituições quanto à atualização de seus Regimentos, profissionais da área pedagógica trabalhando, orientando e executando projetos e planejamentos, grupos de estudos desenvolvendo a aplicabilidade dos novos parâmetros, enfim, mudanças que há mais de trinta décadas se faziam necessárias.

Diante do cenário educacional que se apresenta como também diretrizes domercado de trabalho e as novas demandas sociais, a UNICE – Ensino Superior / IESF – Instituto de Ensino Superior de Fortaleza apresenta a Especialização em Docência no Ensino Superior, contribuindo na atualização do professor universitário na sua didática, planejamento e metas a serem cumpridas enquanto profissional responsável e competente.

COORDENAÇÃO
Professora Dra. Terezinha J. A. Tartuce

Doutorado em Educação pela UDE-Universidad de la Empresa – Montevideo / UY
Mestrado em Educação pela Universidade São Marcos – São Paulo / SP
Especialização em Psicopedagogia pela UNICE-Ensino Superior – Fortaleza / CE
Graduação em Pedagogia pela Universidade Mackenzie – São Paulo / SP

OBJETIVOS
Propiciar qualificação, em nível de Especialização, a profissionais com Curso Superior, de acordo com a clientela alvo, para atuarem no campo específico da Docência, mediante o conhecimento das teorias e instrumentos que servirão para o ensino de qualidade.
Conhecer o desenvolvimento bio-psico-cognitivo-motor e cultural do ser humano.
Intervir nos processos normais (construção da aprendizagem) e nas dificuldades decorrentes do processo.
Propiciar qualificação para profissionais que atuam em creches e escolas de educação infantil, fundamental, ensino médio e superior na aprendizagem significativa.
Realizar pesquisa científica no campo da Educação focalizando o ensino e a aprendizagem do educando.

PÚBLICO ALVO
Profissionais portadores de diploma de curso superior que já atuam na área da docência, que buscam aperfeiçoamento e certificação, como também interessados em ingressar na área educacional.

DISCIPLINAS
01.Aspectos Significativos da Pesquisa na Área de Conhecimento do Curso
02.Macro e Micro Sistema da Economia Brasileira: Vetores Econômico e Cultural
03. Filosofia e Ética
04. Ciência da Educação Psicologia
05.Sociologia
06.Inclusão no Processo Educativo
07.Comunicação Docente – Didática.
08.Planejamento Educacional.
09.O Ensino e a Aprendizagem: Pesquisa Científica
10.Tecnologias da Informação na Educação: Ensino Superior
11.Teorias da Aprendizagem.
12.Fenômenos Perceptivos e Aprendizagem.
13.Teoria e Prática da Avaliação
14.Identidade do Docente do Ensino Superior
15.Aspectos Significativos da Pesquisa na Área de Conhecimento do Curso
16.Teoria e Pratica Pedagógica de Campo (estágio supervisionado)
17.Teoria e Pratica Pedagógica de Campo (estágio supervisionado)
18.Teoria e Pratica Pedagógica de Campo (estágio supervisionado)
19.A Pesquisa na Área de Conhecimento do Curso
20.A Pesquisa na Área de Conhecimento do Curso
21.A Pesquisa na Área de Conhecimento do Curso
Sociabilização do Trabalho de Conclusão

DURAÇÃO DO CURSO: 18 meses

AULAS (PERIODICIDADE): Quinzenal aos sábados .

CARGA HORÁRIA TOTAL: 440 HORAS

PROFESSORES: Doutores, Mestres e Especialistas.

LOCAL DE REALIZAÇÃO:
Rua Dona Leopoldina 912 – Aldeota
CEP 60110-001 – FORTALEZA – CE
Fone: (85) 3226.6446 / 3032.6221
e-mail: nppe@unice.br
Site: www.unice.br