ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLINICA E HOSPITALAR

ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLINICA E HOSPITALAR

 

IESF – Instituto de Ensino Superior de Fortaleza
Portaria 956 D.O.U 31/08/1998. Secção I, Pág. 4..Resolução da CES – Câmara de Ensino Superior nº. 1 de 03 de abril de 2001 do CNE – Conselho Nacional de Educação. Resolução CES/CNE no. 1, de 8 de junho de 2007.

APRESENTAÇÃO
Considerando a multiplicidade de fatores que envolvem o desenvolvimento e aconstrução da aprendizagem humana, o papel da Psicopedagogia, como mediadora, é de fundamental importância tanto no que diz respeito à articulação com a família, como com o próprio sujeito, com a escola, com projetos sociais em empresas, em clínicas e hospitais, ou organizações em que esteja envolvido.

Os pilares da Psicopedagogia alicerçam-se em conhecer a história de vida das pessoas, uma vez que esse conhecimento envolve o processo de saber ouvir o outro; olhar o outro enquanto pessoa; acreditar no potencial; estabelecer vínculo de aceitabilidade com suas facilidades e dificuldades.

A UNICE diante da multiplicidade de fatores que envolvem o ensino e a aprendizagem do sujeito destaca o Psicopedagogo como interventor, no que diz respeito ao vínculo estabelecido entre esse importante profissional e os aprendentes, quer atuando em instituições educacionais, empresas, clinicando ou atuando em hospitais. Trabalhando a autoestima, motivação do aprendente, como também na intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem.

A Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar, visa potencializar e aprimorar o desempenho de profissionais que se dedicam ou pretendem se dedicar à intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem.

COORDENAÇÃO
Professora Dra. Terezinha J. A. Tartuce

Doutorado em Educação pela UDE-Universidad de la Empresa – Montevideo / UY
Mestrado em Educação pela Universidade São Marcos – São Paulo / SP
Especialização em Psicopedagogia pela UNICE-Ensino Superior – Fortaleza / CE
Graduação em Pedagogia pela Universidade Mackenzie – São Paulo / SP

OBJETIVOS
Propiciar qualificação de Pós-Graduação no campo da aprendizagem humana.
Habilitar docentes para o magistério superior e técnico (Escolas de Educação) na área de Psicopedagogia, propiciando a relação entre profissões.
Capacitar profissionais para atuarem em escolas (trabalho preventivo), clínicas, hospitais, projetos sociais, terceira idade (intervenção terapêutica), em relação à construção e dificuldades de aprendizagem.
Fornecer ao aluno conhecimentos não só no que diz respeito à Psicopedagogia, mas contribuir para o exercício profissional sadio.

PÚBLICO ALVO
Profissionais portadores de diploma de Graduação que tenham interesse em atuar em escolas ou em instituições não escolares, como empresas, hospitais e em consultórios particulares.atuando ou não no mercado.

MODULOS – DISCIPLINAS

Área de concentração I. Psicopedagogia
Fundamentos da Psicopedagogia.
Construção do Conhecimento.
Ciência da Educação: Filosofia e Ética
Propostas Inclusivas para Educação Especial.

Área de concentração II. Psicopedagogia no Contexto Educacional
Fundamentos Psicanalíticos na Prática Psicopedagógica.
Fundamentos da Neurologia e Aprendizagem.
Construção da Psicomotricidade na Psicopedagogia.
Construção da Fonoaudiologia na Psicopedagogia.
Técnicas de Intervenção na Leitura e na Escrita.
Provas Operatórias de Piaget.
Grafomotricidade.
Jogos

Área de concentração III – Psicopedagogia Clínica e Institucional
Teorias da Aprendizagem –
Psicogerontologia.
Diagnóstico Psicopedagógico I.
Diagnóstico Psicopedagógico II.
Farmacologia e Psicopedagogia

Área de concentração IV. Psicopedagogia Hospitalar:
Aspectos Legais das Classes Hospitalares: Qualidade de Vida, Serviços em Saúde
Psicologia Hospitalar: Saúde, Doença e Morte.
Humanização na Educação Hospitalar.
Projetos Pedagógicos na Psicopedagogia Hospitalar.
Cuidado e Cuidadores para Crianças, Adolescentes e Jovens.

Área de concentração V. Estágios
Estágio Institucional
Estágio Clínico
Estágio Hospitalar

Área de concentração VI. Pesquisa e Produção Científica
Aspectos Significativos da Pesquisa na Área de Conhecimento do Curso
Orientação Colegiada de Monografia
Apresentação de Monografia

DURAÇÃO DO CURSO: 23 meses

AULAS (PERIODICIDADE): Quinzenal aos sábados .

CARGA HORÁRIA TOTAL: 720 HORAS

PROFESSORES: Doutores, Mestres e Especialistas.

LOCAL DE REALIZAÇÃO:
Rua Dona Leopoldina 912 – Aldeota
CEP 60110-001 – FORTALEZA – CE
Fone: (85) 3226.6446 / 3032.6221
e-mail: nppe@unice.br
Site: www.unice.br