Sobre

Fundada no início dos anos 1990, a UNICE – Ensino Superior surgiu com o sonho de proporcionar educação de qualidade para os habitantes de Fortaleza e Região Metropolitana, sempre com atenção especial para aqueles mais desfavorecidos e esquecidos pelas grandes instituições de ensino. Para concretizar este sonho, criou-se uma união, a União Cearense das Associações de Ensino Superior: UNICE – Ensino Superior.

Em 1995, começaram as primeiras aulas da Faculdade de Ciências Humanas de Fortaleza – FCHFOR e da Faculdade de Ciências Tecnológicas de Fortaleza – FCTFOR. As instituições gêmeas ajudaram a formar profissionais em duas áreas necessárias para o desenvolvimento moderno do Estado do Ceará, a Administração e o Processamento de Dados.

Alguns anos depois, cria-se o Instituto de Ensino Superior de Fortaleza – IESF, para comportar cursos imprescindíveis para o crescimento holístico da região. O Curso de Ciências Contábeis foi um marco para a UNICE – Ensino Superior expandindo os campos de estudo disponíveis na união.

No começo dos anos 2000 o mundo mudou e a UNICE – Ensino Superior mudou junto. Com a força da globalização mais evidente e com grandes acontecimentos ocorrendo constantemente, funda-se a Faculdade de Tecnologia Informática – FATI, para proporcionar aos cearenses mais alternativas de solucionar problemas contemporâneos em um planeta mais conectado. Assim, o Curso Tecnológico de Redes de Computadores iniciou suas atividades.

Desse modo, a UNICE – Ensino Superior cresceu e tornou-se uma expoente educacional no Nordeste. Os cursos de Pós-Graduação, desenvolvidos com seriedade e competência, tornaram-se referência em suas áreas e atraíram parcerias com Instituições de Ensino Superior por todo o Brasil. A UNICE – Ensino Superior, com seu sotaque cearense, ganhou reconhecimento nacional.

Em 2009, dois cursos novos foram reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC e ampliaram as áreas de conhecimento oferecidas pela união. Para gerar estudos e pesquisas em um dos setores que mais acendem no País, inaugurou-se o Curso Bacharelado em Farmácia, afirmando a importância da saúde para a UNICE – Ensino Superior. Ademais, visando gerar formação superior para profissionais essenciais para o crescimento econômico do Ceará, começaram as aulas do Curso Bacharelado em Turismo.

A última aquisição no catálogo dos Cursos de Graduação da UNICE – Ensino Superior foi o Tecnológico de Segurança da Informação, disponibilizando novas vertentes informáticas para a comunidade acadêmica de Fortaleza.

Hoje, após 25 anos, a UNICE – Ensino Superior desenvolveu novas ideias, aumentou seus horizontes e avançou em novos caminhos, mas não esqueceu de suas origens. Sempre esteve às margens do histórico Riacho Pajeú, sempre se rodeou pela imponente figura da primeira imperatriz brasileira, D. Leopoldina, sempre afirmou ser fortalezense e cearense com orgulho.